quarta-feira, janeiro 21, 2009

La Même Chose - A Masma Marda

2009 começou com tanta esperança que já tá começando a me irritar.

Tiraram o Bush da Casa Branca a sapatadas. No mundo inteiro foram realizadas festinhas BBB (Bye Bye Bush). Barack Hussein Obama (pelo que andei pesquisando, Hussein significa algo como "bonito", "pequeno", "simpático" o que me leva a concluir que deve significar "bonitinho") assumiu como líder mundial, e não apenas o 44o presidente eleito nos Estados Unidos. O mundo inteiro (menos eu) assistiu ao evento. Inclusive, ontem à tarde eu liguei pra minha mãe e perguntei, como sempre pergunto quando ligo pra um celular, se ela estava ocupada ao que ela respondeu: -Não, estou assitindo a posse do Obama.

Hoje eu li que quase 2.000.000 de pessoas acompanharam quando o "bonitinho" fez seu juramento à bandeira das listras e estrelas. O mesmo número de pessoas que assistiram a queima de fogos na praia de Copacabana e 1 milhão e 400 mil a menos que na Parada Gay do ano passado. Que, diga-se de passagem, tinha só 1.000.000 de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros o resto era Curioso, Simpatizante, Heterossexual e Bandido. Esse último gênero, na minha opinião, era o que tinha em maior quantidade.

As pessoas, segundo Obama, estavam ali pois o país optou "pela esperança em lugar do medo". Aqui no Brasil, logo após confirmada sua vitória (pela primeira vez), Lula disse algo parecido: "a esperança venceu o medo". Ou seja, o "bonitinho" quase citou literalmente o nosso querido cefalópode.

É tudo a mesma coisa. Fogos de artifício, posses de presidentes, manifestações por direitos de minorias, discursos de posse... Entra ano e sai ano, nada muda. Não sei por que as pessoas insistem em desejar um feliz ano novo se tudo vai continuar igual.

Que venha 2010.

Um comentário:

Malu Sperancini disse...

amore, que saudades!!! perdi teu aniversário, não liguei mas desejei happy happy a distância. To numa vida muito louca de trabalho, quase a beira de um colapso! ainda bem que tem seu blog pra eu fazer de conta que to matando as saudades de vez em quando... devo aparecer em breve, assim que entregar meu ultimo projeto, prometoooo!