sexta-feira, janeiro 15, 2010

O Aprendizado

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé

Aprender não significa acumular conhecimento, mas administrá-lo.

Ontem e anteontem discuti com um grande amigo. Ele dizia que eu era insensível, que me comportava como se soubesse tudo e não entendia o fato de que ele não havia tido o mesmo número de experiências que eu. Fato. Realmente eu me comporto com certa indiferença quando ouço algumas reclamações "reincidentes".

Falar sobre coração partido, amor não correspondido, desilusões com parentes e familiares... Mais fácil (e proveitoso) procurar alento em um livro de auto-ajuda.

Sou um provocador por natureza. O pouco que eu já aprendi, aprendi na marra. E foi ótimo! Sei que ainda tenho muito a aprender e, principalmente, a entender. Mas o básico, na minha opinião (sempre), eu já saquei:

- Não adianta perder a paciência com pessoas ignorantes.
- As coisas nunca têm o peso que nós acreditamos que elas têm.
- Nenhum conselho funciona para você. Só para o outro.

Tá! Sou um pouco arrogante sim. Altivo. Mas talvez essa seja uma máscara que me ajuda a caminhar através das minhas adversidades. Assim como há pessoas com máscara de carência, de timidez, de felicidade ou de melancolia. Minha arrogância é superficial. Conheça-me e eu não te devoro!

Relaciono-me com todo o tipo de gente, mas não tolero burrice... preconceito? Talvez sim, talvez não. Porém os meus preferidos são os adolescentes! Minha efebofilia tem uma justificativa. A adolescência é a fase da vida onde mais temos estímulos para o aprendizado. Sexo, amor, amizade, família e cobranças de todos os lados. Qual a estratégia usada para administrar tantas crises internas? Não sei. Varia.

E assim continuarei minha epopéia rumo ao sentido da (minha) vida! Ou não.

Nenhum comentário: